Tuesday, September 4, 2007

Sementinhas de Esperança


O Desafio

Na semana passada, propus a um conjunto de pessoas que me são muito queridas, o seguinte desafio:

"Traz-me:

1. UMA IDEIA! Uma ideia de como Tu podes ajudar a melhorar o mundo (em qualquer aspecto que tu consideres importante ) - Esta é uma boa oportunidade para praticares o “sentir com a cabeça e pensar com o coração” ...

2. UM PLANO! Explica-me como é que essa ideia se pode pôr em prática: de que recursos precisas, que tarefas são necessárias, quais os prazos a cumprir? Sê, por favor, o mais específico possível e procura tirar o melhor partido possível dos teus talentos e capacidade criativa :o)

3. UMA INTENÇÃO! Que te proponhas, de facto, a passar da conceptualização da ideia à acção – de forma devidamente focada e determinada.

4. UM EURO!"

E ele(a)s trouxeram! :o)

À volta de uma maravilhosa fogueira, em plena praia da Madalena iluminada pelo luar do dia 1 de Setembro (Parabéns, sementinha inspiradora Elisabete! :o))), foram partilhadas muitas ideias fantásticas e manifesto o entusiasmo de cada um em levar a sua ideia adiante e ajudar os demais na concretização das restantes. :o)

O Euro

Então para que serve o euro?

Para dar início à implementação de uma primeira ideia: a
criação e disponibilização ao Mundo do site "Sementinhas da Esperança" no qual seja possível as pessoas:
  • Partilharem as suas ideias e projectos para melhorarem o mundo,
  • Lançarem novos projectos e envolverem outras pessoas nos mesmos,
  • Conhecerem o que se está a fazer no mundo em diferentes áreas: envolvimento social, responsabilização ambiental, saúde, educação para a cidadania, cooperação e desenvolvimento, combate à fome, combate à exclusão social, etc...,
  • Inspirarem-se nos exemplos de pessoas que ao longo da história fizeram a diferença.
O objectivo é sensibilizar as pessoas para o facto de que cada um de nós pode, através da sua atitude, do seu comportamento, e da aplicação criativa, entusiástica e persistente das suas capacidades, contribuir para que construamos um mundo melhor.

Dos
35 euros recolhidos (obrigada a todos e a cada um!!!), 30 serão utilizados para a compra dos domínios na Internet (em Português e Inglês - porque é nosso objectivo que qualquer pessoa no mundo possa aceder a ele).

O site estará disponível ao Mundo em 1 de Janeiro de 2007, em Português e em Inglês, e são benvindos todos aqueles que quiserem colaborar (nomeadamente em termos de pesquisa, textos, webdesign, tradução, ilustração...) .

N.B!! Os 5 euros restantes serão atribuídos, simbolicamente, a outro(s) projecto(s) que requeira(m) capital.


O Blog


A criação deste blog é um primeiro passo do projecto "Sementinhas da Esperança". Até que o site esteja pronto para publicação, este blog será o espaço em que vão sendo apresentados todas as ideias e projectos que vão sendo propostos.

Convido o leitor a lê-las com carinho e a dar também o seu contributo, quer através de opiniões e/ou sugestões, quer também - adoraria que isso acontecesse - respondendo ao desafio proposto (com excepção do euro que pode utilizar dar início à implementação da sua ideia, ou caso prefira, oferecer a alguém que necessite).

Este é um projecto de TODOS. Porque somos TODOS necessários!

NATACHA SOARES

No comments: